Entrevistas Notícias

Aiace, cantora e compositora baiana, participa de festival em Medellín, na Colômbia

Foto: Vini Ribeiro

Aiace, cantora, compositora e fundadora do grupo musical Sertanília está em Medellín, na Colômbia, para participar da maior feira de música da América Latina, a Circulart. A apresentação acontece hoje (05) e ela é a única brasileira a participar da edição deste ano. Ela conversou com a Amores Sonoros sobre essa breve estadia e sobre sua participação.

A Circulart já está em sua 13ª edição e estabelece conexões ao redor da música. São selecionados artistas que fazem parte da atualidade musical da América Latina, e que participam presencialmente de 3 a 6 de novembro, de rodadas de negócios e networking que trazem a oportunidade de conhecer players, agentes e participantes ativos da indústria da música.

“Eu sempre vou buscando outros caminhos para ampliar o trabalho que eu faço, novas conexões, novos espaços para mostrar meu trabalho artístico. Eu descobri que essas feiras de música, esses mercados de música são plataformas importantes para isso também, principalmente para a música independente quando a gente não dispõe de muita grana para pagar pautas, por exemplo. Essas feiras abrem muitas portas e consegue proporcionar contatos muito interessantes”, comenta Aiace sobre a sua estadia na cidade.

Para além disso, a cantora também aborda como há uma familiaridade entre as culturas musicais brasileira e colombiana, e como é possível se reconhecer dentro de outras perspectivas afrodiaspóricas. “É algo surreal e extraordinário. Não tem como não se reconhecer nessas muitas diásporas que permeiam o continente americano”

“Eu me fortaleço muito em cada nova experiência e novo espaço desbravado e poder representar a nossa música e nossa cultura é algo que me honra muito, então estou muito feliz”

Os artistas que estão participando da edição 2022 da Circulart são selecionados através de curadores que trabalham há anos dentro da música mundial. Isso acontece por meio do constante monitoramento dessas pessoas, que estão espalhadas na América Latina. Este ano inclusive, Aiace é a única brasileira que foi selecionada para fazer um showcase na feira. Sobre isso, ela comentou: “Eu tô ansiosa para apresentar esse Brasil diverso, mostrar o que a nova cena vem produzindo também e o fato de eu ser selecionada o mundo e as Américas estão sim com os olhos muito abertos para o que a gente vem fazendo de novo, estão disponíveis para interagir com essa nova cena. É uma honra para mim estar nessa posição, preparei um show muito especial já mostrando algumas canções do meu segundo disco, mesclando com o primeiro”.

A banda será formada por Tarcísio Santos (guitarra), Ivan Huol (bateria), e Alexandre Vieira (contrabaixo). Aiace e Alexandre assinam a direção musical do espetáculo que, no repertório, conta com ritmos e gêneros ainda não tão explorados no exterior. 

Aiace canta sobre temas que são atemporais, tendo como fio condutor a música afro-baiana, levando o ouvinte a um lugar cheio de nuances e texturas que dialogam com as referências musicais mais diversas, vestidas pela doçura e expressividade da sua voz.

A compositora já esteve nessa mesma feira em 2019, mas apenas nas rodadas de negócio. Dessa vez, ela segue mais focada para o show, mas sem deixar de lado as rodadas de networking e negócio. Aproveitou a sua estadia na cidade colombiana para colar cartazes na rua e revelou como as pessoas são curiosas e engajadas, ainda mais quando descobrem que ela é brasileira. “As pessoas são muito gentis aqui, especialmente quando sabem quando sou brasileira, eles tem um carinho muito especial pelo Brasil e principalmente pela música brasileira que é o mais legal. Quando eu tô pregando os cartazes, as pessoas olham e falam “ah, você!”, não sei se eles estão acostumados a ver artistas colando cartaz, né?!”, disse Aiace animada.

Aiace divulgando o seu show no Circulart, em Medelín, Colômbia.
Foto: Arquivo pessoal

Aiace retorna em breve para o Brasil, e anunciou que ainda em 2022, participará do Festival Conexión Sónica que vai ser transmitido online. Nesse evento ela aproveita para apresentar duas canções do novo disco. Já para o primeiro semestre de 2023, a artista adiantou que vai lançar o seu segundo disco “Eu Andava Como Se Fosse Voar”.

0 comentário em “Aiace, cantora e compositora baiana, participa de festival em Medellín, na Colômbia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: