Notícias

CABOKAJI lança seu primeiro álbum resgatando a contribuição dos povos originários para a musicalidade brasileira

Foto: Tamires Almeida

Lançado em 29 de outubro, em um resgate à importância dos povos originários para a musicalidade nacional brasileira, o ajuntamento musical baiano CABOKAJI chegou com seu primeiro álbum autointitulado. Um encontro incrível músico-performance dos cantores, compositores, instrumentistas e pesquisadores da arte Caboclo de Cobre, ISSA, Mayale Pitanga e Ejigbo Oni.

O álbum, gravado no estúdio da Aquahertz Beats, traz uma produção musical contemporânea calcada em ritmos eletrônicos e um discurso pautado no “sorriso como ferramenta política e a dança como processo de cura”. O Cabokaji se debruça neste trabalho sobre a musicalidade indígena, berço para o surgimento de diversos ritmos nordestinos, e explora em suas canções uma gama rítmica ainda pouco explorada como rojão, aboio, dança de Búzios, Coco Fulni-ô, e outras mais populares como maracatu e afoxé.

A ação é resultado do projeto Original Caboks, que conta com patrocínio do Natura Musical e do Governo da Bahia – através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

A inspiração maior para as criações artísticas foram os caminhos já percorridos pelo Cabokaji e as vivências e contatos com ajuntamentos indígenas ocorridos na primeira etapa do Original Caboks, de 12 de julho a 10 de agosto, com as comunidades tradicionais Fulni-ô/PE, Xukuru-kariri/AL e Kaxagô/SE. “Estar com eles e elas foi fundamental, foi fundamento. Fundamento em religiosidade é a célula basilar do rito. Se Cabokaji é um grande Ritual, a sua célula basilar é toda esta herança e beleza indígena, trocada e partilhada em corpo presente e incorporado de sentidos”, pontua Caboclo de Cobre.

O projeto conta ainda com o lançamento de videoclipes para três das 10 faixas do álbum no youtube do CABOKAJI – Gameleira, Jurubeba e Chegança. O conceito poético dessas produções passa pelas ritualísticas visualidades e costumes, reverência e valorização das mulheres indígenas e a desmistificação dos povos originários enquanto indivíduos que estão à margem dos recursos tecnológicos e da geração de conhecimento.

A Amores teve acesso com exclusividade a mais um dos clipes desse projeto, da música ‘Chegança’, que será lançado oficialmente hoje, às 20h, no canal oficial do grupo no YouTube. O clipe contou com direção de Ted Ferreira e direção poética de Caboclo de Cobre, o clipe coloca em cena Corpo que aqui já presente resiste. Confira agora, em primeira mão, esse trabalho incrível:

2 comentários em “CABOKAJI lança seu primeiro álbum resgatando a contribuição dos povos originários para a musicalidade brasileira

  1. Mariana Damásio

    Cabokaji é show!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Mariana Damásio

    Assista a live de Cabokaji hoje às 19h, no Canal TV Beira da Lagoa no YouTube.
    🏹✨🌿🥰

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: