Notícias

Atualização da playlist Cena Preta com VIXEVIXI

Arte por: Andressa Monique

Nessa edição da play Cena Preta nós decidimos convidar a VIXEVIXI!

A VIXEVIXI é uma marca brasileira que busca cada vez mais expor o protagonismo e a beleza das pessoas negras, por meio de tudo que pesquisa e produz. Em pilares como: Arte, Moda, Produção, Estilo e Empreendedorismo Criativo.
Fundada por Samir Pereira, artista visual, hair artist e que atua como hairstyle em visualidades que envolvem a estética negra, e Daniel Tulipeno, dreadmaker criativo, produtor de moda, que atua como consultor para marcas e projetos autorais em produção e moda. A marca assina trabalhos audiovisuais, editoriais, campanhas e consultorias de estilo/hairstylist.

Confiram abaixo o papo que batemos com eles sobre sobre a curadoria.

Amores Sonoros – Como foi que vocês conheceram a  Amores Sonoros?

VIXEVIXI – Conhecemos através dos fundadores Ana GB e Gustavo Alves, parceires nossos, a partir daí passamos a acompanhar nas redes sociais (Instagram e Twitter).

AS – A gente consegue notar a conexão da VIXEVIXI com a arte. Gostaríamos de entender como isso funciona pra marca e se isso também impacta no processo criativo de vocês.

VIXEVIXI – Massa! A arte é um dos pilares da existência da VIXEVIXI, e sim a forma como nos conectamos com ela, produz relações de influência nos processos de escolha, gerando outras possibilidades em criar, comunicar, e fortalecer a nossa história.

AS – Gostaríamos que vocês nos contassem um pouco sobre qual foi a motivação de produzirem um Fashion Filme e porque a escolha da Feira de São Joaquim (Salvador) como cenário?

VIXEVIXI – Nossa intenção em criar o Alimento Diaspórico, fashion filme, realizado no início de 2020. Foi construir uma relação entre os hábitos alimentares das pessoas que vivem em países diaspóricos, ou seja, territórios que passam a ser habitados por povos obrigados a se deslocarem dos seus locais de origem, como nós aqui do Brasil, e Glory Kabe, chef vegana, que co-criou conosco, e vive na França, sendo então descendentes de povos dos países africanos e como isso nos impacta até hoje.

Quando pensamos em alimentos, a feira é a nossa primeira opção, neste sentido, tinha que ser na Feira de São Joaquim, lugar que exala coletividade e resistência. Conectando completamente o que desejamos passar com o projeto. Seus sabores diversos, beleza espontânea e o resgate cultural que a feira representa, como um lugar de chegada, trocas, comunicações e conexões ancestrais entre nosso povo e os povos das várias Áfricas nos chamou atenção na criação.

Com isso, unimos vivências cruzadas entre corpos diaspóricos e a relação com os alimentos que nos conectam.

É importante lembrar que o projeto foi realizado por várias mentes criativas e artistas locais em parceria com a VIXEVIXI.

AS – O que podemos esperar da VIXEVIXI daqui pra frente?

VIXEVIXI – Temos muitos sonhos, planos e projetos. Alguns foram interrompidos por conta da pandemia que ainda estamos vivenciando, outros estão sendo realizados dentro das possibilidades reais dessa nova forma de empreender, e se relacionar com o nosso povo, e público alvo. Dialogando com a importância do autocuidado e da beleza como ferramenta de transformação cultural, tanto individual quanto coletiva. Por isso convidamos vocês para continuarem acompanhando nossa caminhada, e as novidades que estão por vir.

AS – Agora em relação a playlist, Rolou algum critério na seleção das músicas? Se sim, quais? Gosto pessoal, referências?

VIXEVIXI – Sim, os gostos pessoais, que fazem parte do nosso repertório, e influências da cultura preta, afro-brasileira, conectadas as pessoas que nos relacionamos, além de amigs na cena musical que admiramos e trabalhamos.  

AS – E se vocês pudessem escolher UMA favorita dentro de todas da playlist, qual seria e porque?

VIXEVIXI – Seria injusto escolher somente um artista, ou música. São todes tão incríveis que gostaríamos de selecionar muito mais (risos)

Então VIXE, aperta o play!

0 comentário em “Atualização da playlist Cena Preta com VIXEVIXI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: