Notícias

Começa nesta terça (06) o Festival Rumpilezz com participações de Letieres Leite, Larissa Luz, Baco, Lazzo, entre outros.

Reafirmando a premissa de que toda música brasileira é afro-brasileira, o Festival Rumpilezz – Música e Pensamento inicia a sua 1ª edição nesta terça-feira (06) e segue até domingo (11), contando com a participação de nomes como Larissa Luz, Baco Exu do Blues, Lazzo Matumbi, Márcia Short, Mou Brasil e artistas internacionais, “sob a batuta” do maestro Letieres Leite, idealizador do evento.

O projeto tem como objetivo difundir o Método de ensino musical UPB (Universo Percussivo Baiano), criado pelo maestro, além de destacar o legado dos ritmos de matriz africana na constituição da música brasileira. O evento é gratuito e online, com transmissão no YouTube da Rumpilezz.

Foto por: Uanderson Brittes

A programação do festival traz um Laboratório Experimental com Larissa Luz e outro com Baco Exu do Blues, apresentando canções autorais, repaginadas por um grupo de jovens formados pelo Programa Rumpilezzinho. “Esse Laboratório é uma experiência prática de tudo que os alunos vieram aprendendo, nos últimos anos, no Laboratório de Formação para Jovens baseado no Método UPB. Todo o processo criativo foi pensado e elaborado por eles: a concepção do arranjo, a percepção da estrutura rítmica, a ligação da música com sua ancestralidade e com os novos movimentos tecnológicos, até a mixagem e finalização de áudio”, destaca Letieres Leite, que assina a direção artística.

Os videoclipes com as canções “Cante pra Chamar”, de Larissa, e “Oração à Vitória”, com Baco, serão apresentados ao público, respectivamente, na quinta (08) e sexta-feira (09), às 20h.

Foto por: Caio Lirio

Já os cantores Lazzo Matumbi e Márcia Short são os convidados de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz em um show gravado e com transmissão também no YouTube da Rumpilezz no domingo (11), às 21h. No mesmo dia, mais cedo, às 20h, se apresenta Letieres Leite Quinteto com a participação do guitarrista e compositor Mou Brasil, referência na música instrumental autoral, jazz e afro. O Festival também traz um Concerto Instalação ao vivo, no sábado (10), às 19h, com a participação de Letieres Leite, artistas baianos e internacionais.

Foto por: Madison Silva

Entre os convidados já confirmados, o artista sonoro e guitarrista baiano Junix, que já colaborou com nomes como BaianaSystem, Carlinhos Brown, entre outros; o produtor e DJ húngaro, Àbáse; e o rapper e multi-instrumentista alemão, Kechou. A produção do Concerto Instalação é do artista sonoro, pesquisador e produtor cultural Edbrass, coordenador do Low Fi – Processos Criativos.

Foto por: Paola Alfamor

A programação completa conta com duas Oficinas UPB Petrobras, sobre a aplicação do Método UPB, ministradas por Letieres Leite na terça (06) e quarta (07), das 19h15 às 20h45, pelo YouTube. Também será criada uma playlist oficial, reunindo artistas de diversas nacionalidades e estilos musicais. E ainda a websérie OMOYA, dirigida por Urânia Munzanzu, com quatro episódios, abordando temas como o racismo na Axé Music, machismo e misoginia na música, além do próprio Método UPB de ensino e aprendizagem musical.

O Método UPB

Concebido por Letieres Leite, fruto de mais de 30 anos de estudos e pesquisas sobre as organizações metodológicas das matrizes africanas, o Método UPB se propõe a ensinar a música popular brasileira a partir da consciência de um conceito estrutural ligado às suas raízes negras. O maestro e educador sistematizou ferramentas de ensino tendo, como base e diretriz, o legado musical constituído pelas populações negras nas diásporas africanas.

“A proposta é estudar a música popular de todos os gêneros, do choro, samba e baião, com um aprofundamento nas questões rítmicas. E uma das maneiras muito seguras é nos apoderarmos das ferramentas e formas de como essa música é praticada na sua origem, dentro do terreiro, nas ruas, nos blocos; trazer essa tecnologia e metodologia para dentro dos lugares de estudo. Porque a música de cultura africana têm um rigor científico sim, só que dentro de outras normas”, explica Letieres.

Programação Completa:

  • Oficina UPB Petrobras I – Como identificar fundamentos rítmicos para execução musical?: terça-feira (06), das 19h15 às 20h45
  • Oficina UPB Petrobras II – Como pensar arranjo e composição a partir dos fundamentos rítmicos?: quarta-feira (07), das 19h15 às 20h45
    • Ministrante: Letieres Leite
    • Aberta ao público (participação através do chat de perguntas)
  • Lançamento do clipe “Cante pra Chamar”, do Laboratório experimental Rumpilezzinho com Larissa Luz: quinta-feira (08), às 20h
  • Lançamento do clipe “Oração à Vitória”, do Laboratório experimental Rumpilezzinho com Baco Exu do Blues: sexta-feira (09), às 20h
  • Concerto Instalação: Letieres Leite, Junix, Àbáse (HUN) e Kechou (ALE), com produção de Edbrass – sábado (10), às 19h
  • Show Letieres Leite Quinteto convida Mou Brasil: domingo (11), às 20h
  • Show Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz convida Lazzo Matumbi e Márcia Short: domingo (11), às 21h

Websérie:

  • Episódio 01: “O racismo X Axé Music – Eunice” (O machismo e a misoginia na música): terça-feira (06)
  • Episódio 02: “Nosso Passos vêm de Longe – Mônica Millet”: quarta-feira (07)
  • Episódio 03: “Método UPB de ensino e o Legado – Porcina”: quinta-feira (08)
  • Episódio 04: “Perspectivas e caminhos de futuro – Zenzile” (Orquestra Rumpilezzinho): sexta-feira (09)

Transmissão pelo Youtube no canal da Rumpilezz

Mais informações no Instagram do Instituto Rumpilezz

0 comentário em “Começa nesta terça (06) o Festival Rumpilezz com participações de Letieres Leite, Larissa Luz, Baco, Lazzo, entre outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: