Notícias

Festival Afro e Indígena reúne artistas em documentário musical para resgate das raízes brasileiras

Toinho Dub. Foto: Merylin Esposi

Nos dias 6, 13 e 20 de maio, ocorre a primeira edição do @festivalafroeindigenafai, que tem como proposta promover a disseminação cultural através do resgate das raízes brasileiras. As exibições irão ocorrer pelo canal de YouTube do Festival a partir das 19h.

Em formato de documentário musical, para além de apresentações musicais a produção conta com entrevistas dos artistas convidados, que falarão sobre suas trajetórias musicais, reflexões sobre a arte e as culturas negra e indígena, assim como suas vivências em meio ao isolamento social ocasionado pela pandemia. Na programação de artistas do festival estão Brisa Flow, Edivan Fulni-ô, Gabriellê, Katu Mirim, Miranda Caê e Toinho Melodia.

O evento será dividido em três episódios, e as narrativas da produção também incluem citações de duas figuras importantes neste contexto histórico e cultural, como o professor, ativista e integrante da Uneafro, Douglas Belchior e Sonia Barbosa Ara Mirim, liderança do povo Guarani Mbya, da Terra Indígena Jaraguá.

Neste contexto atual da pandemia, e considerando que as populações negra e indígena têm sido as mais afetadas; e de outro lado o setor cultural estar sofrendo inúmeros impactos desde o início da pandemia em 2020, os idealizadores também priorizaram a contratação de negros e indígenas para esta produção.

Com o agravamento das restrições de isolamento social em março, as gravações foram realizadas de forma remota, com redução da equipe técnica de gravação. Os artistas receberam instruções, equipamentos e cenografia para que conseguissem realizar as gravações de suas próprias casas. A produção foi idealizada pelos músicos e produtores culturais Fabricio Mascate e Phil Lima, com fomento pelo edital Expresso Lab do Programa de Ação Cultural (ProAC).

0 comentário em “Festival Afro e Indígena reúne artistas em documentário musical para resgate das raízes brasileiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: